PLANO DE
AULA
- Tema
- Objetivo Geral
- Objetivos Específicos
- Retomar os conhecimentos prévios necessários a representação algébrica de uma situação.
- Justificativa
- A construção de sequência proporciona caminhos na resolução de problemas, além de possibilitar o desenvolvimento lógico cognitivo.
- Competências e Habilidades
- Recursos Materiais e Tecnológicos
- Material dourado;
- Papel quadriculado;
- Apresentação na lousa .
- Etapas previstas
a) Identificação do padrão da sequência;
b) Representação do padrão da sequência, por meio de palavras, figuras ou símbolos;
c) Uso de recursos aritméticos para identificação de termos da sequência;
d) Problematização da necessidade de atribuir números que identifiquem posições da sequência;
- Procedimentos metodológicos
- Reconhecer onde pode ser observada a presença de sequências e quais são as regras;
- Apresentar uma sequência de desenhos e pedir que comentem as regras observadas;
- Registrar as informações e socializar as observações;
- Tabular as informações para a verificação da regularidade numérica;
- Verificar as possíveis fórmulas que podem gerar os valores da tabela;
- Discutir a equivalência entre as fórmulas obtidas e verificar as várias possibilidades;
- Socializar os vários caminhos para a obtenção da fórmula;
- Propor que os alunos criem novas sequências e socializem entre os colegas para a obtenção das regras e fórmulas.
- Avaliação
Esse plano se refere a qual etapa da educação!?
ResponderExcluir