sexta-feira, 21 de junho de 2013

Plano de aula: Sequencias Numéricas

PLANO DE AULA
  • Tema
Sequências numéricas

  • Objetivo Geral
Desenvolver nos alunos as habilidades relacionadas ao reconhecimento de uma sequência, suas regularidades e modelo matemático ( fórmula).


  • Objetivos Específicos
- Possibilitar o avanço do aluno no trato com informações sequenciais e suas relações na resolução de problemas;
- Retomar os conhecimentos prévios necessários a representação algébrica de uma situação.

  • Justificativa
- Realizar generalizações, utilizando a linguagem escrita e expressões matemáticas que envolvem o uso de letras;
- A construção de sequência proporciona caminhos na resolução de problemas, além de possibilitar o desenvolvimento lógico cognitivo.

  • Competências e Habilidades
Trabalhar a identificação e a representação de padrões em sequências, por meio da linguagem escrita e da linguagem matemática algébrica, e o uso de recursos aritméticos para a identificação indutiva do padrão de sequências.



  • Recursos Materiais e Tecnológicos
- Apresentação de figuras e suas regularidades;
- Material dourado;
- Papel quadriculado;
- Apresentação na lousa .

  • Etapas previstas
2 semanas (12 aulas)
a) Identificação do padrão da sequência;
b) Representação do padrão da sequência, por meio de palavras, figuras ou símbolos;
c) Uso de recursos aritméticos para identificação de termos da sequência;
d) Problematização da necessidade de atribuir números que identifiquem posições da sequência;

  • Procedimentos metodológicos
- Levantar com os alunos o que eles entendem por sequência e regras;
- Reconhecer onde pode ser observada a presença de sequências e quais são as regras;
- Apresentar uma sequência de desenhos e pedir que comentem as regras observadas;
- Registrar as informações e socializar as observações;
- Tabular as informações para a verificação da regularidade numérica;
- Verificar as possíveis fórmulas que podem gerar os valores da tabela;
- Discutir a equivalência entre as fórmulas obtidas e verificar as várias possibilidades;
- Socializar os vários caminhos para a obtenção da fórmula;
- Propor que os alunos criem novas sequências e socializem entre os colegas para a obtenção das regras e fórmulas.

  • Avaliação
Pode ser feita por meio de observação do comprometimento, envolvimento dos alunos nas atividades, provas individuais, trabalho em grupo e jogos (por exemplo: disponibilizar sequências para que os grupos descubram fórmulas recursivas e não recursivas).

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