sexta-feira, 21 de junho de 2013

Plano de aula de MMC


PLANO DE AULA


1.     CONTEÚDO E SÉRIE: Mínimo múltiplo comum – Ensino Fundamental II / 6º ano.

2.     OBJETIVO: Ampliar o conhecimento do aluno para resolução de problemas. Desenvolver a capacidade de compreensão dos múltiplos comuns para resolução de situações problemas que envolvam partes divididas em quantidades diferentes.

3.     JUSTIFICATIVA: Sabemos que partes inteiras nem sempre são divididas em quantidades iguais e isto ocorre frequentemente no cotidiano de cada um. Então como saber se as partes foram distribuídas de forma justa e proporcional, senão utilizando o múltiplos comuns?

4.     METODOLOGIA: Inicialmente a aula começará com uma hitória. Após a leitura compartilhada e dirigida, serão realizadas algumas perguntas que ao final de todo o processo, serão retomadas.

Além disso, serão utilizados o jogo corrida das frações para o entendimento de partes de um todo e da comparação de frações.

Finalmente serão realizados exercícios propostos com situações problemas que envolvam cálculos utilizando os conceitos estudados.


5.     ESTRATÉGIA DE TRABALHO E MATERIAIS UTILIZADOS

Conforme escrita na metodologia, inicialmente inicia-se com o texto, depois levantamento de questões seguido do jogo. Então apresenta-se o processo de cálculo de M.M.C. (Mínimo Múltiplo Comum) e, finalmente realiza-se as atividades com situações problemas.

Materiais: Folha contendo Texto, jogo corrida das frações, caderno, lousa, giz branco e colorido, lápis, caneta, borracha.


6.     DESENVOLVIMENTO E RESOLUÇÃO DA ATIVIDADE

6.1. História

Elementos Históricos sobre frações

“Há 3000 antes de Cristo, os geômetras (aqueles que estudavam geometria) dos faraós do Egito realizavam marcação das terras que ficavam às margens do rio Nilo, para a sua população. Mas, no período de junho a setembro, o rio inundava essas terras levando parte de suas marcações. Logo os proprietários das terras tinham que marcá-las novamente e para isso, eles utilizavam uma marcação com cordas, que seria uma espécie de medida, denominada estiradores de cordas.

As pessoas utilizavam as cordas, esticando-as e assim verificavam quantas vezes aquela unidade de medida estava contida nos lados do terreno, mas raramente a medida dava correta no terreno, isto é, não cabia um número inteiro de vezes nos lados do terreno; sendo assim eles sentiram a necessidade de criar um novo tipo de número - o número fracionário, onde eles utilizavam as frações.


Introdução ao conceito de fração

Às vezes, ao tentar partir algo em pedaços, como por exemplo, uma pizza, nós a cortamos em partes que não são do mesmo tamanho.

Logo isso daria uma grande confusão, pois quem ficaria com a parte maior? Ou quem ficaria com a parte menor? É lógico que alguém sairia no prejuízo.

Pensemos neste exemplo: Dois irmãos foram juntos comprar chocolate. Eles compraram duas barras de chocolate iguais, uma para cada um. Iam começar a comer quando chegou uma de suas melhores amigas e vieram as perguntas: Quem daria um pedaço para a amiga? Qual deveria ser o tamanho do pedaço? Eles discutiram e chegaram à seguinte conclusão:

Para que nenhum dos dois comesse menos, cada um daria metade do chocolate para a amiga.

 Você concorda com esta divisão? Por quê?

 Como você poderia resolver esta situação para que todos comessem partes iguais?

O que você acha desta frase: Quem parte e reparte e não fica com a melhor parte, ou é bobo ou não tem arte.”

E se um dos irmãos já tivesse comido um terço do chocolate e o outro não tivesse comido, teria alguma mudança na divisão? Como fazê-la?

6.2  JOGO CORRIDA DAS FRAÇÕES

Material: carrinhos, dois dados e representações em tiras das frações, ½, 1/3, ¼, 1/5 e 1/6.


Objetivo: Comparar frações e sistematizar regras básicas.


Regras:

1ª) Dividir os alunos em grupos de 5 ou 6 alunos. O jogo pode ser jogado entre os componentes do grupo ou grupo contra grupo.


2ª) Um componente do grupo joga o dado que representa “QUEM” (Denominador) e em seguida o dado que representa “QUANTO” (Numerador). Em seguida, apoiado nas tiras percorre a fração dada pelos dados.


3ª) O jogo prossegue para o próximo jogador (ou grupo) da mesma maneira.


4ª) Quem chegar primeiro ao ponto de Chegada vence o jogo.


6.3 Desenvolvimento da Explicação do M.M.C. – na lousa


6.4 Resolução de exercícios envolvendo situações problemas


6.5. Retomada das questões levantadas no início da aula.


7.     AVALIAÇÃO: Observação do comprometimento, envolvimento e respostas dadas pelos alunos durante as atividades propostas, além da capacidade de entendimento e resolução das situações problemas.


8.     BIBLIOGRAFIA


FONTANA, Carlos Eduardo A. G. e Ivanil Aparecida Garro. Jogos e Atividades: Orientações Para o Professor Auxiliar. Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Educação. Diretoria de Ensino – Região de Limeira. Limeira, 2012.

Informações adicionais:

Olá pessoal, buscando na internet algumas coisas diferentes, descobrimos que tem vários softwares livres que ajuda a encontrar o MMC. Depois que levarmos os alunos a compreenderem os conceitos envolvidos no conteúdo, vale a pena mostrá-los que existem alguns recursos tecnológicos que facilitam o processo. Está na página http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/s/c2-mathematics-mmc-e-mdc.html


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